Avanços no Tratamento do Ronco

Em crescente ascensão, a sono-endoscopia ou endoscopia do sono induzido (DISE) com propofol é o exame que até o momento melhor mimetiza as condições do sono natural, permitindo uma melhor localização do sítio responsável pela vibração e ou colabamento com obstrução da VAS.

Estudos recentes vêm demonstrando a eficácia deste exame para a correta localização dos sítios de obstrução, permitindo melhores resultados de tratamento quando baseado neste exame, reprodutibilidade dos resultados e um fator extremamente importante, passamos a ter melhor conhecimento das alterações provocadas pelo relaxamento muscular ocorrido no sono e assim nos assegurarmos da confiabilidade deste exame .

Em estudos utilizando a sonoendoscopia, os achados apontam para causas multifatoriais e com alta prevalência de obstrução em hipofaringe, sendo em alguns casos secundária a hipertrofia da base da língua e ou tonsila lingual.

A melhora no entendimento da causa do ronco e da apnea do sono, geralmente relacionados ao mesmo mecanismo de relaxamento muscular, tras a possibilidade de novos tratamentos.

Nos casos associados a obstrução do nariz, podemos utilizar procedimentos minimamente invasivos, associados ao uso do laser.

Em obstruções leves, relacionadas ao relaxamento da hipofaringe, podemos obster bons resultados com Aparelhos de avançamento mandibular ( MAS ).

A cirurgia robótica transoral (CRT) refere-se a uma variedade de procedimentos que utilizam o da Vinci Surgical System ® produzido pela Intuitive Surgical, Sunnyvale, CA e apresenta bons resultados para o tratamento da hipertrofia do tecido na base da língua, associada a casos mais graves.

Muito promissor é Estimulador elétrico do Hipoglosso (Inthera medical), que é utilizado como um marcapasso, impedindo o relaxamento da musculatura durante o sono, assim evitando a obstrução.

Muito estudos encontram-se em andamento e podemos esperar mais novidades !

os no Tratamento do Ronco