O Instituto ITC Otorrino foi o primeiro centro da América Latina a oferecer a cirurgia robótica como opção no tratamento cirúrgico da apneia obstrutiva do sono.

 

Cirurgia Robótica

A técnica usada pelo hospital segue o protocolo internacional desenvolvido na Itália, pelo Dr. Claudio Vicini da Universidade de Bolonha já adotado em outros centros europeus e norte americanos.

Pelo protocolo, são preconizados à intervenção cirúrgica robótica em pacientes que apresentem obstruções mecânicas de passagem de ar na região da língua ou epiglote, principalmente por hipertrofia de tonsila linguais, e que apresentem bom tônus muscular. A definição dos pacientes é dada após a realização de uma endoscopia com sono induzido (Sonoendoscopia).

Cerca de 5% da população ao redor do mundo sofre de apneia, doença progressiva que, se não diagnosticada e tratada adequadamente aumenta os riscos de infarto, acidente vascular cerebral e desenvolver hipertensão arterial, já que a principal característica da apneia é a interrupção involuntária da respiração durante o sono.

O risco ocorre nos indivíduos que sofrem da doença e apresentam mais de 15 pausas respiratórias a cada hora de sono. O uso da robótica no tratamento cirúrgico da apneia obstrutiva apresenta como principal vantagem a capacidade de proporcionar melhor acesso a região da hipofaringe, possibilitando uma visão detalhada do campo cirúrgico, por utilizar uma câmera 3D Full HD.

A precisão nos movimentos das pinças articuladas, o que possibilita maior controle da técnica cirúrgica e do sangramento e reduz os riscos de complicações da cirurgia. As câmeras e pinças articuladas do robô Da Vinci permitem que o cirurgião trabalhe em uma região pequena como a cavidade bucal sem comprometer estruturas, nervos e artérias, reduzindo complicações e sangramentos.

Além disso, com o uso desta tecnologia, a visualização da área a ser tratada é mais precisa, garantindo mais segurança. Na cirurgia convencional, sem o uso do robô, a visualização da região operada é feita a olho nu e em cerca de 8% delas ocorre algum tipo de complicação, principalmente sangramentos.

horário de funcionamento


Seg – Sex – 8h – 18h

ENTRE EM CONTATO