Como Limpar o Nariz de seu filho

APRENDA COMO FAZER PARA LIMPAR O NARIZ DE SEU FILHO.

HIGIENE DO NARIZ: É muito importante sabermos como limpar o nariz de nossos filhos. A limpeza nasal adequada pode prevenir doenças respiratórias e ajudar no tratamento das rinossinusites, como nas gripes e resfriados.

Removendo as secreções: Crianças menores (ou lactentes), ou aquelas que ainda não sabem como assoar o nariz: deve-se fazer a higienização nasal com soro e, com cuidado, usar uma haste com algodão na extremidade para retirar as secreções da parte mais externa das narinas. Nunca introduzir profundamente a haste.    

Crianças maiores: Peça a seu filho para assoar levemente o nariz. Em caso de obstrução nasal, não se deve assuar o nariz com força. O hábito de assuar fortemente quando o nariz está entupido pode enviar secreções para os ouvidos ou para as cavidades paranasais.

Lavando o nariz das crianças:

  • Promover um ambiente tranqüilo;
  • Explicar para a criança a importância da limpeza do nariz e como ela será feita;
  •  Aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal. Pode também, friccionar o vidro entre as mãos para aquecer o conteúdo; quando aquecer em banho-maria ou no micro-ondas, avaliar a temperatura do soro no dorso da mão;

Cuidados com o soro fisiológico

Armazenar em geladeira. Renovar a cada 07 dias. Não deixar o conta-gotas entrar em contato com o frasco de soro (colocar o soro da limpeza em um pequeno copinho e desprezar o soro que sobrar). Algumas embalagens em formato de spray do soro fisiológico foram desenvolvidas para se evitar a contaminação e para facilitar a limpeza nasal. Além disto, o fluxo contínuo de ar pelo nariz é um dos responsáveis pela retirada das secreções que são formadas dentro do nariz. Portanto, para que as crianças tenham um nariz limpo é preciso que elas respirem adequadamente.

 
Rua Conselheiro Brotero, 1505 conjunto 72 Higienópolis - São Paulo-SP Tel: (11) 3663-2595